CATL - Centro de Actividades de Tempos Livres

O Centro de Actividades de Tempos livres é uma resposta social prestada pela APPACDM de Soure, numa área de actividade onde não existe resposta adequada na zona geográfica de Soure.

Destina-se à prestação de Actividades de Tempos Livres a crianças com ou sem deficiência, entre os 6 e os 15 anos, inspirada numa filosofia humanista, assente em valores fundamentais como a abertura aos outros e a aceitação das diferenças.

A interacção da criança portadora de deficiência com as restantes crianças da sua faixa etária, num ambiente descomplexado e motivacional, permite a sua integração social na comunidade e a aceitação da deficiência por parte de todos, desde tenra idade.

Actualmente, o CATL da APPACDM de Soure apoia 46 crianças, que usufruem das seguintes actividades:

 

  • Apoio ao estudo;
  • Jogos e “brincadeiras”;
  • Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);
  • Expressão físico-motora (Actividade física e Remo);
  • Escola de Dança;
  • Expressão Lúdica em meio aquático;
  • Expressão Plástica – pintura;
  • Participação activa nas actividades desenvolvidas no CAO;
  • Projecto “Bons Hábitos”;
  • Ocupação e Lazer (passeios, campos de férias, participação em festas da comunidade, campeonatos de remo e natação, idas à praia, confecção de doces, entre outras.);
  • Acompanhamento psicossocial.

 

Aprende Brincando - Planeta Click

CATL - Férias de Verão 2018

À semelhança dos anteriores períodos de interrupção letiva, o CATL da APPACDM organiza um programa de Férias de Verão, com treze semanas

de intensa e divertida atividade.

(Clique na imagem para visualizar o programa detalhado)

 

Reabertura do CATL

 

CATL da APPACDM muda de instalações

O Centro de Actividades de Tempos Livres da APPACDM de Soure organizou, na passada sexta-feira, dia 16 de Novembro, uma pequena festa, para marcar a mudança de instalações desta valência, anteriormente a funcionar na sede da Instituição.

O Município de Soure teve um papel primordial nesta mudança, uma vez que cedeu o edifício onde outrora funcionava a Escola Primária Nº 2. Este espaço tem vindo a ser requalificado nas últimas semanas, de modo a permitir que as crianças inscritas no CATL disponham de todas as condições de conforto e segurança que a APPACDM faz questão de proporcionar.

Esta pequena celebração, além de marcar, oficialmente, o início da actividade do CATL nas novas instalações, serviu ainda para dar seguimento a uma iniciativa a que a APPACDM de Soure se aliou nos últimos meses, publicamente conhecida como “Dar a mão ao Gil”. O Gil é um menino de 3 anos, que nasceu sem o antebraço esquerdo e cujos pais tudo têm feito para minimizar o handicap que marcou a criança desde o seu nascimento. Uma das iniciativas mais visíveis promovida pela família do Gil é a recolha de tampinhas de plástico, para angariação de fundos, de modo a adquirir uma mão “biónica” para o menino. A APPACDM de Soure, contactada pelos pais do Gil, não podia ficar de fora desta iniciativa e conseguiu recolher mais de uma tonelada de tampinhas, que foram oficialmente entregues durante esta celebração, com a presença dos corpos sociais da APPACDM, da Vereadora da Câmara Municipal de Soure, Dra. Ana Treno, em representação do Sr. Presidente da Câmara e do conhecido actor Paulo Azevedo, um exemplo de que nem sempre as deficiências físicas são sinónimo de isolamento e “inutilidade”.

 

(Clique na imagem para visualizar mais fotos)

 

 

 
tml>