Home Valências CAO

CAO - Centro de Actividades Ocupacionais

O Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) é uma valência da APPACDM de Soure, que tem como finalidade proporcionar aos seus clientes um conjunto de respostas, nas áreas do Ocupacional/Lazer e Ocupacional/Ocupação pelo Trabalho.

Tem como base de trabalho uma filosofia humanista, assente em pressupostos como a abertura à comunidade e a aceitação das diferenças. Destina-se a jovens e adultos com deficiência, desde a mais moderada à mais severa.

O CAO desenvolve actividades funcionais, tendo em vista a promoção da integração do indivíduo com deficiência na sociedade, da forma mais abrangente possível, englobando a sua estabilidade ocupacional, física, emocional, afectiva, social e familiar.

 

CAO - Caracterização e funcionamento da Resposta Social

O CAO é uma resposta social destinada a pessoas com deficiência, com idade superior a 16 anos. O objectivo principal desta valência consiste em proporcionar aos seus clientes condições para que possam melhorar a sua qualidade de vida, através da realização de actividades socialmente úteis, que estimulem as suas potencialidades. Com estas actividades, pretende-se que os destinatários possam desenvolver a sua criatividade e, consequentemente, a sua auto-estima, sem qualquer exigência em termos de produtividade. Os trabalhos resultantes destas actividades acabam por ser um factor de integração social, pois são expostos e comercializados em eventos específicos.

O Centro de Actividades Ocupacionais funciona de segunda a sexta-feira, entre as 7:30 e as 18:00 horas. Actualmente, é composto por 50 jovens/adultos, entre os 16 e os 73 anos.

Tendo por base a sua Missão, a APPACDM pretende com este equipamento manter a actual oferta mas com a intenção de aumentar a sua abrangência, proporcionando mais e melhores respostas, sempre de acordo com as necessidades e expectativas dos seus clientes.

 

 

CAO - Objectivos da Resposta Social

Os objectivos específicos do Centro de Actividades Ocupacionais são os seguintes:

 

  • Acolher jovens/adultos, com mais de 16 anos, portadores de deficiência;
  • Proporcionar maior qualidade de vida, aumento da auto-estima e valorização pessoal e social;
  • Promover a integração dos clientes com a família e/ou significativos e a comunidade, de modo a melhorar a participação e integração sociais.
  • Proporcionar a participação em actividades, em variados contextos sociais;
  • Possibilitar o acesso a actividades exteriores, que permitam a interacção dos clientes com outras instituições e com a comunidade, nas áreas desportiva, cultural e de lazer;
  • Assegurar a satisfação das necessidades básicas dos clientes e suas famílias.

 

Idas à praia

Na sequência do Plano de Acção delineado para o ano de 2013, durante o período balnear a APPACDM organizou diversas idas à praia, com a presença de clientes das diferentes valências. Este tipo de actividades, sempre muito desejado pelos clientes da instituição, irá continuar a decorrer até ao final da época balnear e encontra-se documentado em algumas das fotografias que poderão visualizar, clicando na imagem abaixo.

 

 

 
tml>