Paladar Solidário

A APPACDM de Soure encetou uma parceria com a Fundação EDP, no âmbito do programa "EDP Solidária", tendo em vista a criação de um refeitório social.

O "Paladar Solidário" - nome com que foi baptizado o projecto - procura dar resposta, com carácter de emergência, a situações pontuais de carência alimentar, por motivos de ausência temporária de rendimentos, desalojamento temporário, carência alimentar e/ou doença psíquica, que impossibilitem ou dificultem a confecção de refeições. Assim, o Paladar Solidário fornece refeições, com o objectivo principal de garantir a satisfação de necessidades básicas, bem como de sinalizar e diagnosticar situações, para posterior encaminhamento.

Na génese deste projecto esteve a intenção da APPACDM ajudar a suprir as necessidades alimentares da população mais carenciada do Concelho de Soure. Além disso, pretendeu-se dar resposta a casos de risco e exclusão social, procedendo ao respectivo encaminhamento, tendo sempre como objectivo central a melhoria da qualidade de vida e a integração social da população-alvo do projecto.

A candidatura ao programa EDP Solidária para implementação deste empreendimento visou a obtenção de financiamento para aquisição de dois equipamentos, considerados essenciais ao desenvolvimento do projecto:

· Implementação de uma estufa, para produção de hortícolas que possam ser utilizadas na confecção de refeições no refeitório social. Com a implantação deste equipamento, a APPACDM prevê uma poupança anual na aquisição de produtos hortícolas a rondar os 25%.

· Aquisição de um forno convector, que permite a confecção de um maior número de refeições por hora, com menor consumo, para além de possibilitar uma diminuição na utilização do fogão.

Esta parceria foi iniciada em Dezembro de 2011, com a aquisição dos equipamentos mencionados e encontra-se, actualmente, em pleno funcionamento, como atestam as fotos que acompanham este artigo.

A Fundação EDP Solidária constituiu-se como um parceiro fundamental, tendo seleccionado o projecto da APPACDM, entre centenas de candidaturas, como um dos que mereciam a sua aprovação e financiamento.

 
tml>